__________________________________________________________________________
Estava eu na missa e como sempre leio o periódico que se encontra na última página do folheto, a coluna em laranja, e o tema de hoje foi “Estilo Cristão no Mundo Digital". Gostei do assunto e resolvi reproduzir aqui o que estava no folheto, segue abaixo:
Estilo Cristão no Mundo Digital
Os homens e as mulheres que aguardam, hoje, a mensagem de Jesus vivem num mundo que está passando por processo de transformação constante, acelerada e profunda. A nossa sociedade está mudando com tal velocidade, que nos surpreende e às vezes nos desconcerta. Entre os agentes dessa mudança estão as novas tecnologias, especialmente aquelas ligadas à comunicação.
O papa Bento XVI, em sua mensagem para o 45º dia mundial das comunicações, que celebramos hoje, reconhece que as novas tecnologias digitais estão mudando não só o modo de comunicar, mas a comunicação em si mesma, a ponto de provocar ampla transformação cultural. Nesse contexto, a rede Internet está criando nova forma de aprender, de pensar e de construir relações humanas.
A mensagem do papa incentiva, então, a busca de um estilo cristão de presença no mundo digital que não se limita a inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também envolve testemunhar um modo de comunicar que seja profundamente coerente com o evangelho.
A construção de relações humanas geradas pela comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro, revela, sem dúvida, a maneira evangélica de atuar no universo digital. É parte implícita da missão dos discípulos de Jesus, chamados a trabalhar por uma sociedade humana e solidária.
Pe. Valdir José de Castro, ssp.
Fonte: O Domingo, nº 28 - 05.06.2011
2 comentários:
Muito bom, parabéns.
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
- Sim, fez!
- Deus fez tudo mesmo?
- Sim professor- respondeu o jovem.
O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. Outro estudante levantou sua mão e disse:
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida - respondeu o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu:
- Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente. Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o mal existe?
Ele respondeu:
- Claro! Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o estudante respondeu:
- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz".
Postar um comentário