quinta-feira, 30 de junho de 2011

São Pedro e São Paulo



A Festa de São Pedro e São Paulo, também chamada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, é uma festa litúrgica em honra ao martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo, que é observada em 29 de junho. A celebração tem origem muito antiga, sendo a data escolhida sendo ou o aniversário da morte ou do translado das relíquias dos santos.

Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, como está escrito no Novo Testamento e, mais especificamente, nos quatro Evangelhos. Ele foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Cristo mudou seu nome para, Kepha (Cefas em português), que em aramaico significa "pedra", "rocha". “...Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus...” (Mt 16, 16:19).



(Jesus entrega à Pedro as chaves do céu)



"Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo"



Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império Romano.
Conhecido como Saulo antes de sua conversão, ele se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz. Ficou cego, mas recuperou a visão após três dias e começou então a pregar o Cristianismo.



(São Paulo escrevendo suas epístolas)


(Decaptação de São Paulo)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Chá do Clube de mães.



O Clube de mães da nossa Comunidade estará realizando no dia 9 de julho às 15 horas, um chá de confraternização e convida a comunidade e os demais Clubes da Paróquia para participar desse momento e compartilhar idéias e experiências. Haverá exposição dos trabalhos realizados.

O ingresso custará R$3,00 reais e será servido chá com acompanhamentos.

Esperamos contar com sua valiosa presença.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Missa do Dizimista

A missa do dizimista do dia 26/06/2011 foi marcada pela homenagem feita aos aniversariantes do mês com entrega de lembrancinhas e com a oração da Ave-Maria.



Feliz aniversário à todos os dizimistas do mês, e você que ainda não é mas, quer saber como ser, entre em contato conosco.

Equipe do Dízimo.
Teresinha e Antonio Sergio.

domingo, 26 de junho de 2011

Aniversário de casamento

Hoje, 26 de junho de 2011, Antonio Sergio e Izabela Completaram 18 anos de casamento.
Receberam homenagens e o carinho da Comunidade nas missas de Santa Luzia e do E.C.C. (Rocha Sobrinho).


Foto do casamento 26/06/1993


Missa em Santa Luzia 26/06/2011 c/ Padre Jorge


Missa do E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo) 26/06/2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi - História

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia .
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, é celebrada 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. Conta a história que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o Dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando o corporal, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico.

A Festa no Brasil

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esses Tapetes são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica que consiste em confeccionar tapetes de rua para a passagem da procissão de Corpus Christi onde o povo sai às ruas para proclamar a sua Fé no Deus que se fez homem e nosso companheiro de peregrinação. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Corpus Christi

O dia 23 de junho, dia de Corpus Christi, foi marcado pela chuva, que impediu a confecção do tradicional Tapete na rua, tendo este que ser feito dentro da igreja, não deixando no entanto de mostrar toda a sua beleza e participação dos fiéis na confecção deste que deixou muito mais belo o corredor e toda a Igreja de Sto. Antonio de Jacutinga.

A turma da Paróquia São José Operário da Califórnia e o nosso Módulo.






A missa





A procissão de Corpus Christi



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Curso de Liturgia








Estivemos reunidos na semana passada no curso de Liturgia da Paróquia.
Foi muito bem aproveitado e foi um momento de estarmos juntos com os amigos das outras comunidades, compartilhando os ensinamentos e estudando novas mudanças para tornarmos nossas atividades na Igreja mais animadas e acolhedoras.

Foi também um momento de confraternização e Partilha.

domingo, 19 de junho de 2011

Para nossas crianças

Vamos nos alegrar crianças.

Psicologia na Comunidade

Nossa Comunidade acolhe o projeto de Clínica Social em Psicologia. Esse projeto já é implantado em algumas Comunidades de nossa Diocese. O projeto visa facilitar o acesso ao atendimento psicológico, assistindo aqueles que precisam de ajuda psicológica.

O atendimento particular é, por vezes, caro para muitos. Dessa forma a proposta é oferecer um atendimento psicoterapêutico acessível às possibilidades de cada pessoa, assegurando valor diferencial sobre a tabela do CRP (Conselho Regional de Psicologia).

Informações na Igreja.

Bem vindo Fabiano.

O seminarista Fabiano, que já faz trabalho na Paróquia, agora ficará mais presente em nossa comunidade realizando o seu trabalho e nos ajudando em nossa missão na Igreja.

Fabiano, seja bem vindo. Nossa comunidade te recebe de braços abertos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Festa do Divino

Origem:

A comemoração que tem sete séculos de existência, remonta às celebrações religiosas tradicionais que são realizadas em todas as ilhas dos Açores-(Portugal), a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade é festejada com banquetes coletivos designados de "Bodo aos Pobres", com distribuição de comidas.
A festa do Divino é realizada cinquenta dias após a Páscoa no dia de Pentecostes, para comemorar a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

"...conta-se que as nove ilhas dos Açores viviam em guerra, quando a então rainha de Portugal D.Maria I ( a piedosa - por sua grande devoção), interveio prometendo todo ano dar pão e carne aos pobres na época do Divino se houvesse a paz nas ilhas..."

A celebração foi estabelecida pela rainha Isabél, por ocasião da construção da Igreja do Espírito Santo, na cidade de Alencar.

Originalmente, a festa do Divino estabelece o Império do Divino, onde o Imperador, uma criança ou adulto presidia a festa com poderes de Rei e tinha inclusive o direito de libertar presos comuns. Para arrecadar os recursos para a festa fazia-se a Folia do Divino, onde grupos de cantadores visitavam as casas dos fiéis para pedir donativos e todo tipo de auxílio.
Os símbolos são: A Bandeira do Divino, A Coroa e O Cetro.



(Capela e altar do Divino Espirito Santo de Olinda))


(Altar em honra ao Divino na ilha de São Jorge (Açores- Portugal))


(Capela do Divino Espirito Santo da Engenhoca (Niterói))


(Coroa e cetro ilha Terceira (Açores-Portugal))



(Corte da carne para distribuição aos pobres (I.P.Divino Espirito Santo de Olinda))




(A Procissão do Divino Espirito Santo de Olinda))


No Brasil a introdução da festa teve início com os colonos açorianos e seus descendentes.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Zé gotinha, o amigo das crianças


No próximo sábado, dia 18 de junho, será realizada a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em 2011. Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a qualquer posto de vacinação ou locais da campanha (escolas e igrejas), com a caderneta de vacinação, a fim de receber as gotinhas que protegem contra a doença, estabelecendo proteção coletiva e afim de evitar a disseminação do vírus no meio ambiente.

Este é o 22º ano sem a doença no país. A campanha de vacinação mantém o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. Embora a erradicação esteja avançanda, países livres da poliomielite precisam, não só ter uma adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA), como manter altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina como nas campanhas de vacinação.

A segunda etapa será realizada no dia 13 de agosto.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ave-Maria

Diferentemente do Pai-Nosso, que aparece por completo escrito em trechos do Evangelho, a Ave-Maria foi composta por várias partes retiradas dos textos sacros e sua origem é posterior ao nascimento do Cristianismo. Rezada por católicos desde o início do século V, a oração foi instituída na Igreja apenas no século XVI. Depois disso, uma segunda parte foi introduzida na prece, originando a Ave-Maria tal como a conhecemos hoje :

(Entenda melhor a prece dedicada à MÃE de CRISTO)

"Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco" -

Esta frase foi dita pelo anjo Gabriel, mensageiro de Deus, no momento em que anuncia a gravidez à Maria.

"Bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre" -

Frase proferida por Santa Isabél, prima que Maria visitou no início da gravidez. Isabél, que seria a mãe de João Batista, percebeu a divindade em Maria.

"Jesus" -

É a exaltação ao filho de Deus e um elo entre a primeira e a segunda parte da oração. Ao pronunciarmos este nome, também estamos pedindo a Deus que realiza em nós a salvação eterna.

"Santa Maria" -

Inspirada por Deus, Maria exclamou que todas as gerações a proclamariam
"Santa, feliz, bem-aventurada". Esse é o significado dessa expressão.

"Mãe de Deus" -

Foi como Santa Isabél referiu-se à Maria, que carregava Jesus em seu ventre.

"Rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte" -

Trata-se de um pedido de intercessão de Jesus, feito pelos cristãos à Maria.

"Amém" -

Significa "Eu creio completamente e que assim seja".

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio

Hoje é dia de Santo Antônio, padroeiro de Nova Iguaçu,nosso município.
Santo Antônio, rogai por nós.

Curso de Liturgia

Nossa Comunidade convida para participar do Curso de Liturgia na Paróquia São José Operário - Califórnia com o padre Jorge Luiz que será realizado nos dias 14,15 e16/06 às 19:hs. Participem.

Comunicado de falecimento

Comunicamos o falecimento de Lurdes, filha da nossa saudosa Dona Romana (em memória), da comunidade de Santa Clara. O enterro será às 15h no cemitério de Nova Iguaçu, onde o corpo já está sendo velado.

Lurdes, descanse em paz.

domingo, 12 de junho de 2011

Divino de braços abertos






Hoje celebramos o dia de Petencostes reunindo todas as comunidades da Paróquia na Comunidade do Divino Espírito Santo - Vila Nova, que recebeu a todos de braços abertos e agradeceu a presença de todas as comunidades.
A missa foi celebrada pelos Padres Agostinho Pretto e Padre Jorge Luiz com a participação do Seminarista Fabiano que também celebrava seu aniversário(foto 2).
Parabéns Fabiano.
A celebração foi registrada pela Pastoral da Comunicação (foto 4)e o nosso amigo Carlos Ferreira(Ferreirinha) fez, a pedido, a apresentação dos blogs para a toda a comunidade.

Um bom domingo para todos e que o Espírito Santo nos abencõe.

sábado, 11 de junho de 2011

Para nossos jovens e adolescentes.

Vamos celebrar à Deus com o som jovem!


http://www.youtube.com/watch?v=BwB_Btagibk

Sol da Meia-noite - Rosa de Saron

É estranho e difícil de dizer que está tudo bem?
Se há alguma coisa, então venha entender
O quanto só você pode dar um simples passo de cada vez

O sol da meia-noite aqui existe
Você pense, pare
Veja que o amor resiste
Olhe, prova, sente, toca

É Deus que te faz entender toda poesia
Que torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama

E perceba
Que só Ele pode compreender o seu interior
As suas dores afastar
O seu sonho realizar
A sua vida transformar

Basta que você entenda
Que é Deus, que te faz entender toda poesia
Que torna mais valiosa a vida
E prova que ainda dá pra ser feliz
Apenas atenda quem chama

E peça que nesta noite Ele te toque
E cure todas suas feridas
E leve o sono e espere acordar
Amanhã será um novo dia

Lembrando que não estamos idolatrando a banda. Mas não podemos ignorar o fato de uma banda católica estar arrebentando no cenário musical e já ser considerada por muitos jovens como a banda que veio substituir a banda Legião Urbana nos nossos corações.

É uma banda católica dando um espetáculo!

Veja mais em: www.rosadesaron.com.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ausência de Deus

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

- Deus fez tudo que existe?

Um estudante respondeu corajosamente:

- Sim, fez!

- Deus fez tudo mesmo?

- Sim professor- respondeu o jovem.

O professor replicou:

- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.

O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. Outro estudante levantou sua mão e disse:

- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?

- Sem dúvida - respondeu o professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:

- Professor, o frio existe?

- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?

O rapaz respondeu:

- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E a escuridão, existe? - continuou o estudante.

O professor respondeu:

- Mas é claro que sim.

O estudante respondeu:

- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente. Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:

- Diga, professor, o mal existe?

Ele respondeu:

- Claro! Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.

Então o estudante respondeu:

- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz".

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Comunidade, lugar de perdão, participação e festa."

Amigos do Blog


Vamos conferir!

O Espaço 7 Arte em Movimento - Jardim de Infancia Pequeno Rei irá se apresentar hoje no Top Shopping - Nova Iguaçu ás 18:30h.

São as crianças de nosso bairro se destacando na arte e na cultura, juntamente com o empenho e dedicação da Professora Michele e o incentivo da Escola Jardim de Infância Pequeno Rei.

As pequenas bailarinas da professora Michele, já se apresentaram em diversas mostras de dança como, Sesc, Riosampa,mostras escolares e, sempre brilharam nas suas apresentações, sendo muito aplaudidas e com pedidos de bis!

Hoje não será diferente. Brilhem bailarinas!

Boa leitura!

Recomendamos a leitura do livro Ágape de Padre Marcelo Rossi.
Ágape é o amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites.
Esta bela obra convida a uma pausa, um instante de paz em meio às turbulências diárias. Propondo interpretações ao Evangelho de São João, Ágape aborda questões como amor, tolerância, humildade e perdão.

Boa leitura!

Almoço de Santa Luzia - 05.06.2011







Mais fotos do almoço em Santa Luzia.